quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Ah, a Bienal...



São três pavilhões lotados de estantes. Uma quantidade infinita de títulos para escolher. O cheiro é de livro novo e excitação, afinal, em algum lugar ali perto um leitor assíduo aperta a sua recente -e preciosa- aquisição contra o peito e marca seu lugar na fila para ganhar um autógrafo do seu autor preferido. Começou a Bienal do Rio.
Os dois anos de espera - que pareceram uma eternidade para os fãs do evento - deixaram a expectativa muito alta, mas parece que todas elas serão supridas. Esse ano, a Bienal vem cheia de novidades.
A primeira delas é o #acampamento na bienal, atração que vai privilegiar os jovens leitores, e terá no foco das discussões a literatura de convergência. Para falar sobre isso, estão convidados o elenco do "Porta dos Fundos" e alguns autores queridos desse público, como André Vianco e Paula Pimenta (da série "Fazendo meu filme"), entre outros. Boa parte disso tudo vai ter desdobramentos na internet, então é bom ficar ligado desde já. 
Parada obrigatória para as crianças, outra novidade é o Planeta Ziraldo. O "pai" do Menino Maluquinho será homenageado em um espaço colorido e interativo, que oferece atividades e apresentações de uma em uma hora.
A bienal contará ainda com a presença de autores e ilustradores alemães como Julia Frise, Carmen Stephan e Wladimir Kaminer, já que é o país deles o homenageado desse ano.
E como não podia deixar de ser, os sucessos da outra edição estão também nessa. Thalita Rebouças, que se consagrou rainha da bienal de 2011, esse ano chega na companhia de Maurício de Sousa, com quem escreveu seu último livro, "Ela disse, ele disse: o namoro". Os dois participarão do Conexão Jovem, às 16 horas do dia 31, mas Thalita também recebe sozinha em outros dias no estande da Rocco.
Outro grande convidado desse evento é o americano Nicholas Sparks. O escritor conversa com o público às 12 horas também do dia 31.
No Café Literário, grandes nomes da literatura contemporânea brasileira tem presença confirmada, entre eles, Zuenir Ventura, Lya Luft, Ana Maria Machado e Edney Silvestre.
Para finalizar, o delicioso espaço do Mulher e Ponto contempla o público feminino com debates sobre a literatura voltada para elas. Nele, a grande estrela da vez é Mia Couto, pseudônimo de Antonio Emílio Leite Couto.
Ao longo desse post, indiquei os links que te levam a programação de cada atração. Se você já sabe onde quer ir ou quem quer ver, fique atento aos horários e a distribuição de senhas. Mas caso ainda não tenha decidido um destino, minha dica é que dedique um tempo para "se perder" na Bienal. Há maravilhas escondidas em cada um dos corredores e é uma delícia descobrí-las.
No mais, boa bienal para você! A gente se cruza por lá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário