sexta-feira, 3 de maio de 2013

Thalita para todas as idades


Eu leio Thalita Rebouças desde sempre. Desde sempre mesmo, porque são ela e Annie Piagett Müller (autora da série A Turma do Meet) as culpadas pela minha paixão pelos livros. Li alguns dos seus títulos e nunca mais quis parar. Mas isso tem o que? 6, 7 anos? 
O fato é que, antigamente, lia os livros da Thalita e me sentia parte deles. Lia para me identificar, quase para me olhar no espelho. Hoje leio (e vou continuar lendo) com outro sentimento. Dá nostalgia, saudade, vontade de voltar no tempo e sentir tudo o que senti quando a li pela primeira vez. É que, agora, aparentemente, não sou mais infanto-juvenil.
É por isso que, quando a escritora lançou o Adultos sem filtro e outras crônicas, corri para comprar o meu. Tá certo, isso foi há meses, mas confesso que só agora tive tempo de ler.
E que felicidade! Lá estava eu, outra vez, conseguindo me imaginar naqueles cenários. Ou, pelo menos, imaginar alguém que eu conheço neles. Afinal, quem nunca conviveu com um hipocondríaco, não é mesmo?
O livro todo é delicioso. A leitura é fácil e divertida. Eu não precisei nem de marcador. Comecei e, quando vi, já estava no final. Conhecia vários textos da plataforma original, o blog da autora no site da Veja Rio, mas foi um prazer ler outra vez. O título fala em adultos, mas vale para todas as idades.
De tudo, destaco a parte Eu, escritora - uma das dez divisões de tema do livro -, com ênfase na crônica Parece que foi ontem. Quem não conhece Thalita muito bem, tem a chance de sentir o brilhante caminho que percorreu e entender o porquê dela ter se tornado tão importante para a literatura brasileira. E a gente, fã, se sente verdadeiramente parte do enredo. Dá um orgulho enorme da nossa escritora!
Fiquei refletindo sobre isso e achei que estava fazendo uma avaliação "tiete" demais. Foi quando eu entrei no ônibus na volta para casa e vi uma menina lendo as últimas páginas do livro com um grande sorriso no rosto. 
Não tive mais dúvidas. Pode até ser "tietagem", mas sei que muitos se sentem como eu.


5 comentários:

  1. Ih, menina! Você sorriu com meu livro e você, com seu texto, tirou lágrimas dos meus olhos. Muito, muitíssimo obrigada. Por me ler desde sempre, por ter todo esse carinho e por resumir tão bem o meu livro no seu blog.
    Sucesso no seu curso de Comunicação Social! Jornalismo ou Publicidade? Se virar jornalista, adoraria ser entrevistada por você um dia.
    AH! Adorei a parte da menina lendo meu livro no ônibus! Que linda cena!
    Beijo enorme e obrigada mais uma vez,
    Thalita Rebouças

    ResponderExcluir
  2. Cara, já amei você só por ser fã de Thalita e Annie também kk
    Quem não ri com os livros dela? Posso estar no lugar mais lotado do mundo, mas eu solto gargalhada sem querer, haha
    Amei o blog, vou acompanhar ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você também é fã das duas? Que máximo! É impossível não amá-las mesmo!
      É meio mico rir sozinha, mas eu também faço isso! rs Mas vale a pena, né?
      Obrigada pela visita, querida!
      Beijo

      Excluir
  3. Ana, sempre jeitosa com as palavras ... Adorei seu blog acompanharei com certeza e nem preciso dizer que me deu uma vontade danada de fazera a leitura desse livro! Mil beijos da sua amiga dos tempos do saudoso Rosário, Julia Monteiro.

    ResponderExcluir
  4. Sempre percebi que a leitura pra você era algo muito especial e tá aí o resultado! Fico orgulhosa por tudo isso, principalmentre por conseguir transmitir essa paixão de forma tão especial.Bjs

    ResponderExcluir