terça-feira, 15 de outubro de 2013

Especial Dia dos Mestres


Como toda data especial, a gente não podia deixar passar essa. Hoje o nosso post é em homenagem ao Dia dos Professores. Com certeza você teve um que marcou a sua vida e na ficção não foi diferente. Então, para celebrar, separamos cinco filmes com professores maravilhosos que não só marcaram, mas também lutaram para mudar a vida dos seus alunos e fazer a diferença. Vamos conferir!

# A Corrente do Bem (Pay It Forward / 2000) - Professor: Eugene Simonet (Kevin Spacey)
É ele o responsável de passar para o menino Trevor McKinney (Haley Joel Osment) a ideia que o faz querer mudar o mundo. Estimulado, o menino cria a "corrente do bem", onde cada pessoa deve fazer algo de bom para três pessoas e cada uma dessa três, deve repetir a ação com outros três diferente e, assim por diante. Eugene não só dá o bom exemplo para o menino, como também luta contra seus próprios traumas do passado e ajuda a mãe de Trevor, Arlene (Helen Hunt), a tomar um novo ruma na vida. Assista o trailer aqui.



# Ao Mestre com Carinho (To Sir, With Love / 1967) - Professor: Mark Thackeray (Sidney Poitier)
Talvez o mais icônico filme com professores. O Senhor Thackeray é um engenheiro que começa a dar aula numa escola onde só estudavam brancos em Londres. Na escola, ele enfrenta a resistência e a rebeldia dos alunos. E é quando ele recebe uma proposta para voltar a ser engenheiro que ele tem que escolher entre essa profissão ou continuar no magistério. O professor segue com seus ideias e decide mudar a vida daqueles jovens. O filme ainda fez um enorme sucesso com a música cantada pela estudante Barbara Pegg, interpretada pela cantora Lulu.


# O Sorriso de Mona Lisa (Mona Lisa Smile / 2003) - Professora: Katharine Watson (Julia Roberts)
A Senhorita Watson dá aulas de arte num conservador colégio americano, na década de 50. Ela confronta os padrões da sociedade da época e tenta mostrar às suas alunas que o estudo pode torná-las muito mais que a dona de casa perfeita. Mas, para lutar pelos seus ideais, ela enfrenta a resistência do colégio e das próprias alunas, que não estão acostumadas àquele tipo de mulher forte e independente que a professora representa. Veja o trailer.



# Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society / 1989) - Professor: John Keating (Robin Williams)
O professor de poesia John Keating é nada convencional e, por isso, reprimido pela escola conservadora onde trabalha e também onde estudou no passado. Mas sem se deixar calar, o professor leva aos alunos a sua mensagem de liberdade, a importância de correr atrás dos seus sonhos, de pensar por sim mesmo e... é claro, CARPE DIEM! É nesse contexto que ele apresenta aos seus alunos a "Sociedade dos Poetas Mortos". O filme ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original e também recebeu indicação nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator (Robin Williams). Clique aqui para ver o trailer.


# Escritores da Liberdade (Freedom Writers / 2007) - Professora: Erin Gruwell (Hilary Swank)
O filme é baseado em fatos reais e conta a história da professora Gruwell, que chega a um bairro norte-americano violento e pobre, sabendo dos desafios que iria enfrentar, mas disposta a investir o seu tempo e dom na vida daqueles jovens que não tinham perspectiva de vida. No início, ela enfrenta a resistência dos jovens, que a veem como uma "branquela" rica que não sabe nada da realidade deles. Aos poucos, ela vai se adaptando ao jeito deles e os estimula a escrever um diário contando suas experiências e desejos, baseado no livro "O diário de Anne Frank". Ao final de seu trabalho, o livro "Freedom Writers" foi publicado. Assista o trailer neste link.

2 comentários:

  1. A escolha desses filmes nos representa muito bem! Obrigada por homenagear aqueles que realmente abraçam a causa com amor e dedicação.

    ResponderExcluir
  2. Que seleção ótima de filmes! Meu preferido é Escritores da Liberdade, amo muito esse filme e meu pai (que é professor) que me recomendou. Parabéns pelo dia dos nossos pais, né! Hahaha

    ResponderExcluir