quinta-feira, 19 de setembro de 2013

#ThrowbackThursday - O nome dela é Babe Ruthless


Um filme chamado "Garota Fantástica" só pode ter aquela velha fórmula:  filha exemplar, aluna de ouro, vitória no esporte, príncipe encantado e rainha do baile. Certo? Errado. Se a sua expectativa é essa, esse não é o filme para você. (Essa é a deixa para eu te contar que o título original do filme é "Whip It", que traduzido ao pé da letra significa algo como "chicotear" - o que faz muito mais sentido e já já você entende porquê).
Ellen Page vive Bliss Cavendar, uma adolescente indie-rock "fora do padrão", que vive em uma pequena cidade do Texas e que não tem a menor vocação para princesa, embora sua mãe, Brooke (Marcia Gay Harden), acredite que ela deva fazer a vida ganhando concursos de beleza.
O inesperado é a forma como Bliss se livra disso tudo. A garota descobre o roller derby, esporte sobre patins que, embora feminino, não tem nada de delicado. Ao contrário, chega até a ser violento. Antes que perceba, Bliss passa a ser Babe Ruthless, estrela do time "número 2" de Austin (cidade vizinha a dela) e, junto com sua equipe, coloca em prática manobras super originais, como o "chicote".
Por não ser uma prática comum no Brasil, essa é uma das partes mais interessantes do filme. A gente conhece o esporte junto com Bliss e, no meio de tanta adrenalina, é impossível não se entreter com a história.
Austin e o time de roller derby viram a nova casa de Bliss mesmo antes de seus pais saberem que garota estava praticando o esporte e frequentando o lugar. Como não podia deixar de ser, a parte secreta da vida dela se torna mais importante e, aos poucos, ela se desvincula da pequena cidade e de seus hábitos ultrapassados. Isso traz muitas coisas positivas, mas também consequências inesperadas.
Outra parte boa é a de Drew Barrymore. Além de interpretar Smashley Simpson, umas das integrantes mais divertidas da equipe, o filme, de 2009, é também a estreia da atriz como diretora de cinema.
Dá para se divertir também com as pérolas do apresentador das competições, 'Hot Tub' Johnny Rocket (Jimmy Fallon), a ira da estrela do time rival Bloddy Holly (Zoe Bell) e com o enorme esforço que o treinador Razor (Andrew Wilson) faz para tornar as meninas campeãs.
No entanto, embora possa parecer, "Garota Fantástica" não é uma comédia. Nem mesmo um romance ou um drama, embora você o encontre em todas essas classificações. É um pouco de tudo isso e, ao mesmo tempo, diferente de tudo isso também. Para ser objetiva, é um filme sobre uma garota aprendendo a ser sua própria heroína. Percorre todos os gêneros, como uma história assim deve fazer.
O filme está disponível em DVD e o trailer segue aí para você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário