sexta-feira, 2 de agosto de 2013

As escravas de Nelson


Na última quarta-feira (31), "Escravas do Amor" completou o primeiro mês da sua temporada no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea, Rio. A peça - que estreou em 2006 e foi indicada aos Prêmios Shell e Eletrobrás pela direção de João Fonseca - é a adaptação do texto de Nelson Rodrigues sob o pseudônimo de Suzana Flag, e conta o desenrolar da vida de Malu (Juliana Baroni), Lígia (Rafaela Amado) e Glorinha (Cristina Mayrink) após a misteriosa morte de Ricardo (Bruno Dubeux), noivo da primeira.
Como se a trama já não fosse surpreendente o bastante, o elenco já citado e mais dez atores (Alexandre Pinhiero, Diogo Camargos, Fabrício Belsoff, Filomena Mancuzo, Humberto Câmara, Isley Clare, Ivan Vellame, Paula Sandroni, Ricardo Souzedo e Roberto Lobo - todos dignos de serem mencionados!) dão vida aos personagens de forma muito original. Eles são sempre muitos em cena e, o que podia ser uma confusão, revela uma enorme sincronia, que é a graça da montagem. Eles são, muitas vezes, também sonoplastia e cenário, o que torna tudo muito divertido.
Além disso, a peça é aquilo que podemos chamar realmente de "leitura dinâmica". Não há ninguém lendo o texto, mas a interpretação é feita assim mesmo, entre travessões de falas, mudanças de capítulos e narradores. A extensa obra se transformou em mais de uma hora e meia de um espetáculo tão leve que a gente nem percebe o tempo passar. Uma bela homenagem à Nelson Rodrigues!
Não dá para contar muito sem estragar a surpresa da peça. Então, é melhor que você vá conferir pessoalmente todos os encantos de "Escravas do Amor". O que dá para garantir é que será uma noite na companhia de personagens irreverentes e complexos, atores brilhantes e um enredo com tantas reviravoltas que vai ser difícil escolher um lado da história.
A peça fica em cartaz às terças e quartas, as 21h, até o dia 28 de agosto e, a partir de agora, terá Rose Abdallah como Lígia e Alexandre Contini como Ricardo.


2 comentários:

  1. Muito boa! Seu texto traduz a peça sem dar os detalhes, adorei :)

    ResponderExcluir
  2. Já assisti outros espetáculos da Cia. Os Privilegiados, agora estou ansiosa pra assistir Escravas do Amor, do Nelson Rodrigues! Um forte abraço

    ResponderExcluir