quinta-feira, 26 de setembro de 2013

#ThrowbackThursday - Fallen



Não há duvidas de que o diferente sempre chama a atenção. E dez anos atrás não era diferente. Chegava no cenário musical o Evanescence, banda que despertou a curiosidade do público justamente por fugir do convencional: um grupo de rock que equilibrava de forma harmoniosa o visual dark, som pesado e composições profundas com os vocais angelicais e influências clássicas de Amy Lee, figura feminina à frente da banda. Já havia bandas de estilo similar no mercado, mas era a primeira vez que uma dessas entrava em grandes selos no mainstream, tocando em rádios populares e disputando clipes na MTV com artistas de grande porte, como Britney Spears e Linkin Park.
A aposta na originalidade do Evanescence deu certo: Fallen, seu álbum de lançamento foi um sucesso de vendas e o mais bem sucedido da grupo até hoje. Apesar da modesta estreia na sétima colocação, o álbum permaneceu 113 semanas na parada musical Billboard e fez história ao entrar na lista dos 100 discos mais vendidos da história dos Estados Unidos. Fallen vendeu cerca de 17 milhões de cópias mundialmente e rendeu à banda cinco indicações ao Grammy, vencendo duas dessas. As mentes criativas por trás do álbum são dos fundadores da banda, Amy Lee e o guitarrista Ben Moody. John Lecompt, Rocky Gray e Will Boyd juntaram-se à dupla posteriormente para a turnê internacional do disco.
O primeiro single foi Bring Me To Life, maior hit do grupo até hoje. A música, parceria com o cantor Paul McCoy, entrou para a trilha sonora do filme “O Demolidor” e conquistou a estatueta de melhor música de hard rock no Grammy Music Awards. A música se tornou um clássico e prova disso é que mesmo dez anos após seu lançamento, é constantemente cantada em competições musicais. Só este ano, pudemos ouvi-las em programas como American Idol, The X-Factor e Britain’s Got Talent.
Os lançamentos seguintes da banda apenas confirmaram seu lugar estável no mercado musical e que o sucesso não era passageiro. Going Under mostrou um lado mais sombrio da banda em seu videoclipe, no qual os fãs são transformados em zumbis. Já My Immortal, se tornou o segundo maior hino da banda, principalmente no Brasil. A canção é o momento mais esperado pelos fãs nos shows, no qual Amy senta-se sozinha ao piano e canta, sempre acompanhada de um grande coro, sobre a despedida de alguém querido. A canção foi regravada para o lançamento do vídeo, à qual foram adicionadas guitarras no fim da música, e apenas os álbuns mais recentes contêm as duas versões. Everybody’s Fool foi escolhida para encerrar os trabalhos do disco, sendo uma crítica direta à falsidade da indústria pop e às mensagens vazias que a mesma transmite. No vídeo, Amy interpreta uma celebridade miserável por trás das câmeras e, segundo a própria, o clipe é importante para denunciar que a perfeição criada por Hollywood é ilusória. 
No aniversário de uma década, este ano, o CD ganhou uma versão comemorativa em vinil roxo. 
Para a maioria dos fãs, não há duvida: Fallen é o trabalho mais completo do Evanescence. Para quem não é fã, mas deseja conhecer um pouco mais sobre o som único da banda, fica nossa dica. 
Confira com a gente o clipe que conquistou uma legião de fãs e fez do Evanescence uma das maiores bandas da atualidade!





3 comentários:

  1. Imagino que você não entenda muito sobre o assunto kkk sqn
    Valeu o post! E nada melhor que um vídeo para escutar enquanto está lendo a matéria!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Não tinha visto seu nome e quando li a primeira frase levei um susto hahaha
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  3. Flávio, limpa a baba da boca :P esse CD é muito bom, mas dos três, é o menos bom... mas ainda é Evanescence, né, então...

    ResponderExcluir