quinta-feira, 27 de junho de 2013

Paulo Gustavo, Dona Hermínia, a peça e a telona


Quando você entra no cinema para assistir "Minha Mãe é uma Peça - O Filme" só há uma opção: é rir ou rir. Paulo Gustavo não nos dá alternativa quando embarcamos na história de Dona Hermínia, personagem livremente inspirada na mãe dele.
Com alguns pitacos de drama, o filme, mesmo sem ter essa pretensão, deixa os seus olhos marejados. Você entende as angústias e preocupações de uma mãe quando os filhos estão crescendo.
A narrativa é um pouco diferente do que estamos acostumados a ver no cinema. Em flashes, Hermínia vai narrando para a sua tia Zélia (vivida pela querida e fofa atriz Suely Franco) sobre o crescimento dos filhos, sobre o divórcio e a relação com os seus familiares e vizinhos.
Como é justamente uma narrativa, Paulo Gustavo parece ter ilustrado os esquetes do seu monólogo. E muito bem ilustrados! O elenco é de peso e (se você conhece um pouco dos bastidores da atual comédia nacional) verá que estão todos entre amigos. Ingrid Guimarães, Mônica Martelli e Samantha Schmütz são best friends do Paulo Gustavo.
A produção conta ainda com Herson Capri, no papel do ex-marido; Mariana Xavier e Rodrigo Pandolfo, como Marcelina e Juliano, os filhos que ainda moram com a mãe; e Alexandra Richter, que interpreta a irmã da protagonista.
Durante o longa, você simplesmente esquece que a Hermínia que está na tela é um homem, devido a naturalidade e sutileza com que Paulo Gustavo faz essa histérica mãe, mesmo a personagem não sendo nada sutil.
Se você já conhece o trabalho do ator e o seu jeito, provavelmente vai reconhecer algumas das cenas na telona, mas isso não faz perder o brilho e nem a graça. As razões para ir assistir ao filme são exatamente essas que o próprio Paulo Gustavo, aliás, a Dona Hermínia diz abaixo.



sábado, 15 de junho de 2013

Segredos de sangue


Se você é do tipo que acha que filme para ser bom tem que ter final surpreendente, então você tem que ir assistir Segredos de sangue (O título original é Stoker, sobrenome da família protagonista. No entanto, essa é uma das poucas vezes em que a versão brasileira do nome, mesmo completamente diferente original, dá conta do recado).
A obra é a estreia do diretor Park Chan-Wook em Hollywood e conta a história de India (Mia Wasikowska), que após a morte do pai, passa a ter uma convivência turbulenta com a mãe (Nicole Kidman). A chegada do tio Charlie (Matthew Goode) tende a deixar tudo ainda pior. Isso porque junto com ele aparecem também muitas verdades sobre o passado sombrio dos Stoker.
No começo, parece que vai seguir tranquilo, mais drama do que suspense. Mas não é assim! O filme vai crescendo, te prendendo aos poucos. Quando você se dá conta, já está na ponta da poltrona de tanta ansiedade. E aí, quando você acha que descobriu todo o mistério e começa a relaxar, ele vai e deixa mais alguma coisa no ar.
O melhor é que ele faz tudo com poucos diálogos. As grades viradas do filme acontecem sem quase nada ser dito, ao som do piano, cheio de detalhes. India nos adverte, logo no começo, de que ela ouve mais do que as pessoas normais. Para acompanhá-la e não se perder nas fantasias por elas criadas então, é necessário estar com ouvido aguçado para ouvir além das palavras. É preciso estar mais do que atento para não deixar nada passar.
O filme é ainda uma ótima oportunidade para ver a Nicole Kidman mais linda do que nunca – se é que isso é possível. E embora a atuação dela seja impecável, ela só está lá para tornar a aparição de Mia Wasikowska ainda mais atraente. India tem tudo para ser um dos papéis mais marcantes de Mia.
Matthew Goode completa o trio principal e mantém o nível alto. Ele consegue passar tanta frieza, que mesmo o personagem sendo detestável, não dá para odiá-lo. A gente fica atônito frente a tanta loucura.
Não pode-se dizer que o filme é um marco de originalidade. Há quem diga que é apenas um retalho de Hitchcock e Bram Stoker (da onde, aliás, veio o sobrenome da família). Mas a referência é boa, os atores são bons e as cenas bonitas e bem executadas. Então, não tem porque não gostar.
A única contra indicação é para quem, diferente deles, não tem sangue frio.


quarta-feira, 12 de junho de 2013

#saidebaixochatice


Nessa terça-feira o Viva exibiu o primeiro dos 4 episódios inéditos que produziu de Sai de Baixo. Embora a essência do canal seja as reprises, garanto que esses "inéditos" são algumas das coisas mais legais que já estiveram na programação. E a explicação é simples:
O último episódio inédito tinha sido veiculado há 11 anos atrás. Mas todo mundo ainda se lembrava de Sai de Baixo. Todo brasileiro tem em sua bagagem cultural - ou ao menos no imaginário - uma cena ou fala do seriado marcado na memória, nem que seja apenas o clássico bordão "Cala boca, Magda", tantas vezes dito por Caco Antibes. Os episódios antigos estavam sendo reexibidos pelo canal desde maio de 2010, o que na verdade, só fez aumentar a saudade. Então, é claro, eles seriam mais do que "bem vindos de volta".
E as expectativas foram atendidas. Aliás, ficaram pequenas perto do que eles tinham a oferecer. O programa veio cheio de referências atuais e novas sacadas. Miguel Falabella parece nunca ter abandonado Caco. Voltou no mesmo tom, com a mesma graça e os mesmos trejeitos de antes (mas, como a própria Aracy Balabanian disse na voz de Cassandra, alguns quilos à mais). E, mesmo em meio a tanta piada, não perdeu a chance de mandar o seu recado. Gritou um "Chupa, Feliciano" e, num apelo sincero, implorou para que a presidente Dilma fizesse alguma coisa pelos aeroportos do país.
Marisa Orth deu ainda mais humor à Magda, exagerando nos trocadilhos e nas confusões com ditados populares. Todos continuam entrosados, sem conseguir segurar o riso e soltando várias falas de improviso, o que, desconfio, é a razão de tanto sucesso.
Como se o elenco já não fosse extraordinário o bastante, o programa contou ainda com a participação de Tony Ramos como o mordomo francês falsificado da, agora rica, Neide Aparecida (Márcia Cabrita). De certa forma, isso fez com que a falta do Tom Cavalcante e da Cláudia Jimenez, integrantes do elenco original, nem fosse sentida.
No próximo episódio, o "brinde" vai ser a Ingrid Guimarães, que tende a deixar tudo ainda mais divertido!
A única falha de tudo isso foi a divulgação. Só vi circulando comerciais na própria emissora e algumas notas pipocando tímidas nos jornais. Pouca gente estava sabendo que o especial ia acontecer, o que é uma pena.
Mas se você perdeu a estreia, aproveita que o Viva oferece dois horários alternativos: Sábado, 20h e Domingo, 23h30. E agora o compromisso já está marcado: nas próximas 3 terças, 20h30, começa Sai de Baixo.
Se for difícil esperar até lá, vai lá no site do programa descobrir mais sobre os personagens, os atores e os bastidores de gravação.


sábado, 1 de junho de 2013

Um "Caboclo" diferente do de Renato


A gente sabia que não ia ser fácil. Com certeza, René Sampaio, diretor do filme Faroeste Caboclo, também sabia que não. Dar vida à história que milhões de brasileiros se esforçaram para decorar ao longo de várias gerações foi uma decisão de coragem. E agora, depois de sair do cinema, me pergunto se foi uma decisão acertada.
Não é porque é ruim. Ao contrário. O filme foi brilhantemente dirigido e tem um elenco muito forte. Fabrício Boliveira interpreta o icônico João de Santo Cristo e consegue trazer para ele toda a dramaticidade que o personagem precisa. Nesse aspecto, a fotografia compõe muito bem. As cenas escuras ajudam a mostrar a espessa carga emocional que o protagonista carrega.
Ísis Valverde também não deixa a desejar. Ela consegue transmitir o enrijecimento de Maria Lúcia que, no começo jovial e inquieta, convivendo com o caos trazido por João, vai ficando triste e rancorosa.
Muito tiro e muito sangue deixam a narrativa pesada e, por isso, completamente envolvente.
Mas, não adianta. A obra foi inspirada na canção imortalizada pelo Legião Urbana. E, por mais livre que essa inspiração seja, não há como conter expectativas dos fãs que, por inúmeras vezes, gravaram seu próprio longa na cabeça. E é aí que o filme perde.
A música não coube no filme! Ela teve que ser enxugada para ir para a tela e, como consequência disso, a experiencia com os poucos mais de nove minutos de letra se tornou mais rica do que as quase duas horas no cinema.
Arrisco dizer que, com outro nome, o filme não alcançaria a mesma bilheteria que esse título promete. No entanto, livre de expectativas, seria muito melhor aceito.